
Luiz Moreira
A ß-talassemia maior (ß-TM) é uma anemia hemolítica hereditária e progressiva. A prevalência de portadores de ß-talassemia em alguns países é relatada em cerca de 4%, tendo uma taxa mais alta de quase 10% em outras regiões.
Transfusões de sangue regulares são necessárias para prevenir complicações graves relacionadas à anemia.
No entanto, múltiplas transfusões de sangue levam a aumentos na absorção de ferro não heme no trato gastrointestinal, e isso, em conjunto com a lise dos glóbulos vermelhos (eritrólise), é responsável pela sobrecarga de ferro nesses pacientes.
Níveis excessivos de ferro e altos níveis de ferritina podem levar a depósitos de ferro em órgãos vitais como coração, fígado e sistema endócrino, potencialmente lesando esses e outros órgãos ou sistemas. Além disso, a sobrecarga de ferro pode ser indiretamente causada por anormalidades imunológicas nesses pacientes, por meio da geração de estresse oxidativo nas células imunológicas, bem como danos em vários órgãos.
Silimarina
Vários estudos sugeriram que a silimarina poderia ser um imunomodulador eficaz. Além disso, outras evidências relataram seus efeitos anti-inflamatórios e propriedades quelantes de ferro em pacientes com ß-TM.
Evidências Sobre a Silimarina
- Um estudo clínico determinou o efeito imunomodulador da silimarina após 6 meses nos marcadores inflamatórios e anti-inflamatórios séricos em pacientes com ß-TM, demonstrando no final do estudo que o tratamento com silimarina resultou em modificação significativa das anormalidades imunológicas;
- Outros estudos demonstraram que a silimarina modula o desequilíbrio entre a sobrevivência celular e a apoptose por meio da interferência com a expressão de reguladores do ciclo celular e proteínas envolvidas na apoptose e na inibição da ativação do fator nuclear-?B (NF-?B).
Resultados
Esse estudo crossover e placebo-controlado avaliou os efeitos da silimarina na melhora do estado inflamatório em pacientes com ß-talassemia e sobrecarga de ferro. Os resultados obtidos foram:
- Sessenta e nove pacientes completaram o estudo;
- A análise dos dados mostrou que, em comparação com o placebo, a silimarina pode diminuir a PCR, IL-6 e aumentar a IL-10 de forma significativa;
- O d de Cohen para PCR ajustado de acordo com o valor inicial foi -1,72, o intervalo de confiança de 95% (IC) -2,12 a -1,33. O d de Cohen ajustado igual a -1,12, IC 95% -1,48 a -0,76, e 0,78, IC 95% 0,43-1,12, também foram estimados para IL-6 e IL-10, respectivamente.
Conclusão
Os resultados do estudo demonstraram que a combinação da terapia quelante de ferro com silimarina pode melhorar o estado inflamatório em pacientes com ß-talassemia.
Referências bibliográficas
DARVISHI-KHEZRI, H.; KOSARYAN, M.; KARAMI, H.; SALEHIFAR, E. et al. Can Use of Silymarin Improve Inflammatory Status in Patients with ß-Thalassemia Major? A Crossover, Randomized Controlled Trial. Complement Med Res, p. 1-8, Sep 24 2020.