Gengibre na Atividade Física

Luiz Moreira

Gengibre na Atividade Física

Reduz a dor muscular de início tardio


A dor muscular de início tardio (DMIT) é uma consequência frequente de exercícios extenuantes e é causada por micro trauma nos músculos e tecido conjuntivo seguido por uma resposta inflamatória e mudanças no fluido.

Apesar de ser um incômodo temporário, a DMIT pode reduzir consideravelmente o desempenho e interferir no treinamento físico


Uso de Anti-inflamatórios não Esteroidais (AINEs)

A principal intervenção para reduzir a DMIT é o uso de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), o que é justificado até certo ponto por evidências que demonstram a redução da dor. Os AINEs, entretanto, não melhoram efetivamente a disfunção muscular e as medidas de desempenho físico após exercícios extenuantes.


Uso excessivo de AINEs entre atletas apresenta vários problemas, incluindo:

- Supressão potencial de proteína muscular;

- Síntese de colágeno;

- Redução da integridade gastrointestinal;

- Aumento da ocorrência de efeitos adversos durante a competição.


Zingiber officinale

Estudos apontam que o gengibre (Zingiber officinale), administrado por pelo menos 5-7 dias, pode reduzir DMIT em praticantes de exercícios de resistência e corrida prolongada.

Os mecanismos por trás desses efeitos ainda estão bem elucidados, mas incluem a inibição das enzimas ciclooxigenase (COX) e a agonização do potencial receptor transitório do vaniloide 1, que é encontrado em todo o sistema nervoso.


Estudo

O objetivo deste ensaio randomizado, duplo-cego e controlado por placebo conduzido por Patrick B Wilson (2020) foi determinar se a suplementação de gengibre reduz a dor muscular e a disfunção da corrida em declive.


Resultados

- O gengibre teve efeito significativo no benefício no salto vertical da linha de base ao dia 5 (d = 0,24; 90% CL [0,05, 0,44]), mas provavelmente nenhum impacto significativo no desempenho de corrida de 1,5 milhas;

- A raiz de gengibre demonstrou efeitos moderados na dor induzida pela corrida, mas provavelmente efeitos irrelevantes na recuperação do desempenho físico.


Conclusão

A terapia com gengibre representa uma opção para corredores que buscam reduzir temporariamente a dor.


Referências bibliográficas

Patrick B Wilson A Randomized Double-Blind Trial of Ginger Root for Reducing Muscle Soreness and Improving Physical Performance Recovery Among Experienced Recreational Distance Runners J Diet Suppl. 2020;17(2):121-132. doi: 10.1080/19390211.2018.1492484. Epub 2018 Oct 9.


Leia mais sobre

M. officinalis nas Alterações de Sono

M. officinalis nas Alterações de Sono

L-citrulina no Diabetes Tipo 2

L-citrulina no Diabetes Tipo 2

Creatina na Cognição

Creatina na Cognição